Por estas razões você não consegue emagrecer

Dietas, exercícios, chás, sucos naturais, já tentamos inúmeras coisas para baixar de peso, mas nunca conseguimos. O que estamos fazendo errado? Talvez nossos maus hábitos nos impedem de conseguir o objetivo de perder peso. Por isso, é importante ter bons hábitos alimentares, mas acima de tudo manter uma vida saudável e atitude positiva.

Por exemplo, as pessoas que dormem menos de cinco horas comparadas com as que dormem oito horas tendem a consumir alimentos hipercalóricos para substituir a energia não recuperada por causa do sono, o que acaba provocando um excesso de consumo calórico e um maior ganho de peso.

Autocrítica
É difícil passar um dia sem que nos olhemos no espelho e muitas vezes o resultado vem acompanhado de uma crítica. Ficar focando nos nossos defeitos ao invés de nos admirarmos afeta nossa autoestima e manda um sinal negativo para o cérebro, que nos impede de baixar de peso. Por isso é indispensável ter uma atitude positiva.

Pular uma refeição
Acontece que ao pularmos uma refeição mantemos una fase de jejum prolongada e educamos de certa maneira o nosso corpo para esse período. É como se nosso corpo ficasse em modo de poupança. O cérebro não sabe quanto tempo durará esse jejum, tomando medidas pesadas e criando um armazém de energia. Quando descansamos, passamos muitas horas em jejum e ao acordar o único que nosso estômago tem são os ácidos que gerou durante toda a noite.

emagrecer

É importante tomar café da manhã, já que nosso estômago, ao não conter um alimento na primeira hora do dia acordado, usa as reservas de glicose que estão no fígado e nos músculos, as quais se convertem em gordura. Por isso, se deixamos de lado alguma refeição no dia, aumentamos as chances de engordar e ficamos mais propensos a ter alguma doença.

O descontrole dos fins de semana
Muitas vezes, durante a semana, nos limitamos a comer saladas, tomar água, incrementar a ingestão de frutas e verduras, mas chega no fim de semana e excedemos na comida, fazendo que nosso corpo recupere o que perdemos nos dias anteriores. Há que comer bem, mas sem se exceder. Não é necessário fazer grandes esforços. A recompensa por ter se mantido no plano por uma semana deve ser um capricho ou uma refeição sem grandes amarras, não um fim de semana inteiro de abusos.

Produtos livres de gordura ou light
Os produtos com etiquetas que dizem “livre de gordura” ou “light” não destacam que para compensar a possível perda de sabor e textura, as empresas adicionam ao produto açúcar, sal e ingredientes artificiais. Por exemplo: em uma maionese light, as empresas tiram a gordura, mas adicionam carboidratos para conservar a textura, algo que não eleva muito o número de calorias, mas aumenta a glicose da pessoa quando come.  É sabido que para controlar o peso, uma das estratégias mais efetivas é cuidar da velocidade com a qual se incrementa o açúcar no sangue depois de comer, não só contar as calorias.

Confundir a fome com a sede
Muitas vezes sentimos um vazio no estômago e consideramos que é fome, quando na verdade o que precisamos é tomar água. Assim que é indispensável que constantemente consumamos água não só para nos hidratarmos e termos uma pele saudável, mas também para encher esse buraco que achamos que é de fome.

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